E o Linux avança silenciosamente…

Se você pensa que o Linux ainda é aquele sistema difícil de usar, acessível apenas para nerds e escovadores de bits que não tem vida social, você está enganado. Nos últimos anos, temos presenciado um silencioso avanço do sistema em nossa realidade. Cada vez mais telefones e eletrodomésticos, como geladeiras, vem com o sistema pré-instalados.

No entanto, há outra área onde o pinguim está crescendo: órgãos públicos. Hoje, fui à prefeitura de minha cidade ver a questão do IPTU. Qual não foi minha surpresa quando, durante o atendimento, descobri que os computadores usados pelos atendentes rodam Linux!

Evidentemente, não pude tirar fotos (afinal, era a Secretaria da Fazenda), mas pude perceber que o sistema de consulta e de impressão dos carnês roda via Firefox. Além disso, pela barra de título marrom e com o nome do programa centralizado, tenho certeza que deve ser alguma versão do Ubuntu anterior à 10.04.

O painel do GNOME foi personalizado: apenas um, na parte inferior da tela, mostrando apenas os ícones dos programas em execução ou minimizados. Além disso, eles acessam um programa cuja tela lembra um aplicativo do MS-DOS, mas não sei se é local ou via SSH. Além disso, surpreenda-se, pois os efeitos de desktop 3D estavam ativados!

Em uma cidade como Viamão, onde várias coisas são retrógradas e não recebem a devida atenção dos dirigentes, foi um enorme prazer descobrir que o software livre está sendo utilizado em áreas como o atendimento ao público. Isso mostra a nova mentalidade dos administradores de sistema que estão saindo das faculdades: eles finalmente entenderam que o Linux representa uma significativa economia financeira em relação às licenças do Windows que seria instalado apenas para rodar uma ou duas aplicações o tempo todo. Que continue assim e melhore cada vez mais!

Anúncios

Uma resposta to “E o Linux avança silenciosamente…”

  1. josemar Says:

    Sera gue Vali apena
    Kkkkkkkkkk;
    Kkkkkkkkkkk
    Kkkkkkkkkl
    Kkkkkkkkkk


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: