Como limpar o teclado de seu computador

Higiene é algo fundamental em qualquer ambiente, seja em casa ou no ambiente de trabalho. A sujeira pode estragar aparelhos eletrônicos e trazer microorganismos que fazem mal à saúde humana.

O teclado do computador é um dos periféricos que mais atrai sujeira, principalmente por causa de sua grande utilização. Pó, farelos, resto de comida, caspa e fios de cabelo são comumente enconrados nas entranhas desse periférico. Portanto, é necessário limpá-lo periodicamente para garantir seu perfeito funcionamento e a saúde de seu usuário, principalmente se esse tiver rinite alérgica ou outra alergia. Como hoje é feriado e não há nada para se fazer, resolvi limpar o meu.

Muitas pessoas pensam que basta passar um paninho na superfície do teclado e a limpeza está feita mas, na verdade, a verdadeira sujeira está escondida entre e debaixo das teclas.

Após passar um pano sobre as teclas, vire o teclado de cabeça para baixo e dê umas leves palmadinhas em suas costas; isso vai fazer com que grande parte da sujeira e dos fois de cabelo que estão entranhados no meio das teclas caiam. Sugiro que você coloque um pano abaixo do aparelho para recolher a sujeira e ver como ela se acumula em grande quantidade.

Dar palmadas nas costas é suficiente para uma limpeza semanal, mas não faz a limpeza completa. Uma vez por mês, no mínimo, remova as teclas e limpe a superfície protetora conforme instruções a seguir:

Materiais necessários: 1 tesoura sem ponta e 1 pincel de pintar com têmpera, tamanho médio. Você encontra isso em qualquer livraria a um preço muito baixo.

Modo de fazer:

  1. Desconecte o teclado do computador e leve-o para um local plano, seco e limpo;
  2. Segure uma tecla na parte superior e inferior com o indicador e o polegar respectivamente;
  3. Insira a tesoura em ângulo reto na parte direita da tecla;
  4. Cuidadosamente, incline a tesoura em sentido horário.
  5. Este procedimento irá remover a tecla. Faça isso com as demais.

Ao remover as teclas, você poderá ver a verdadeira imundície que se acumula debaixo delas. A sujeira estará localizada em maior quantidade no centro do teclado alfanumérico, que compreende as teclas mais utilizadas. Após remover as teclas, passe o pincel sobre a superfície para remover a sujeira. Quando o teclado estiver limpo, recoloque as teclas.

Dificuldades nesta operação

A maior dificuldade que pode ocorrer é lembrar-se da ordem correta das teclas na hora de recolocá-las. Para resolver isso, é recomendável que você tenha um outro teclado, preferencialmente igual ao seu, que você poderá tomar como referência na hora de recolocar.

Se você não tiver outro teclado disponível, faça como eu: remova apenas uma fileira de teclas e coloque-as em ordem em um lugar seguro; após realizar a limpeza do lugar de onde elas foram retiradas, com o pincel, recoloque-as no periférico e, a seguir, remova a fileira seguinte.

Outra dificuldade pode ocorrer no momento de remover as teclas; De fato, nem todos os teclados oferecem teclas fáceis de serem removidas. Assim, você deve tomar muito cuidado ao remover as teclas. Pode ser que algumas delas saltem no momento de sua remoção. Nesse caso, recolha-a e coloque-a junto com as demais.

NUNCA utilize água ou álcool para limpar seu teclado, pois essas substâncias podem danificar os circuitos eletrônicos do mesmo. Lembro até hoje que, certa vez, quando estava na quarta série, nossa aula de Informática foi cancelada porque os teclados não estavam funcionando. Na época, as “tias” da limpeza passaram álcool nos teclados dos potentes 486 da HP que a escola tinha e, então, tornou-se impossível digitar quaisquer coisas.

Após recolocar as teclas no lugar, reconecte o teclado e ligue o computador; Abra um editor de textos qualquer e digite alguma coisa para ver se as teclas estão, realmente, no lugar e funcionando.

Após fazer isso, você perceberá que as teclas ficarão mais macias e o ato de digitar, mais agradável. Sua saúde e seu computador agradecem.

26 Respostas to “Como limpar o teclado de seu computador”

  1. Marco Says:

    Você pode usar o utilitário `xev’ caso tenha dúvidas sobre ter colocado as teclas corretamente.

  2. leandroferreira Says:

    Faltou falar das teclas chatas de se colocar de volta: o espaço e o enter.

  3. Fernando Says:

    É mais difícil, mas eu costuma(va) fazer o seguinte:
    -Desmontar o teclado todo, tirando a placa e a película com os contatos, separando os componentes eletrônicos da carcaça e das teclas
    -Jogar as teclas numa bacia com água, um pouco de sabão em pó e álcool. Se a bacia for grande pode jogar a carcaça também, senão lave separado com uma escova. Depois de um tempo a sujeira amolece e sai só agitando um pouco as teclas.
    -Para secar, jogue todas as teclas numa toalha, embrulhe e agite bem.

    Depois disso o teclado fica como novo, com perfume do seu sabão em pó preferido!

  4. Sérgio Berlotto Says:

    Para a limpeza semanal, eu utilizo uma vassourinha que vem com uma pazinha de lixo tb, que se encontra em qq 1,99, pois esta tem as cerdas mais longas e bem macias tb, ajudando na limpeza um pouco mais profunda do que o proprio pincel, claro, ajudado pelo “tapinha nas costas” ! hehaehahe

  5. Rafael Says:

    É mais barato comprar um teclado novo.

  6. cristianfere Says:

    “A maior dificuldade que pode ocorrer é lembrar-se da ordem correta das teclas na hora de recolocá-las. Para resolver isso, é recomendável que você tenha um outro teclado, preferencialmente igual ao seu, que você poderá tomar como referência na hora de recolocar.”
    “Você pode usar o utilitário `xev’ caso tenha dúvidas sobre ter colocado as teclas corretamente.”

    Poh!! É só pegar sua camera digital/celular favorito e bater um boa foto do teclado…😀😀😀

  7. .deb Says:

    outra dica para lembrar a posição das teclas é tirar uma foto com o celular e na hora de montar é só ver a foto.

  8. Fábio Telles Says:

    Na verdade usar agua não é uma má idéia. O ruim é religar o computador com os componentes ainda molhados. Lembro-me que em um grande laboratório que trabalhei, eles tinham um tanque com um esfregão. É isso mesmo, a gente abria tudo e colocava placa, teclado, e outras coisas no tanque e limpava bem. Além dos citados, café, sorvete e outras coisas apareciam em teclados e outros equipamentos.
    O segredo para não queimar nada é ter um bom jato de ar comprimido para secar tudo depois. Muita gente usa ar comprimido e funciona bem. Só não use em componentes mecânicos como discos e drives. Um bom fone de ouvidos também ajuda um bocado.

    Existem também alguns produtos um tanto corrosivos utilizados para limpar placas em situação mais deplorável (como um capacitor eletrolítico que explodiu)… mas hoje em dia quase ninguém mais troca componentes de placas… e estes produtos são muito perigosos, além de ter de usar luvas eles acabam com o verniz da placa.

  9. patricia Says:

    e o notebook ficará com sujeiras eternamente =X

    rsrsrs

  10. JohnBenga Says:

    Em muitos notebooks, não os mais baratos, o teclado é equipado com algum tipo de vedação, fazendo com que a sujeira fique apenas “um pouco escondida”… um jato de ar comprimido que não seja hyper potente e umas pinceladas o_0 ajudam muito…

  11. Luis Says:

    E que tal usar os aspirador??🙂

  12. Nícholas Says:

    Lega, só falta coragem de fazer isso.. rsrsrsrs

  13. Rodrigo Says:

    Eu costumo desmontar meu teclado completamente. Em seguida mergulho as teclas numa bacia com água e sabão em pó diluído e deixo “de molho” por uns 15 minutos. Depois disso basta agitar tudo e enxaguar. Nada de esfrega-esfrega.🙂
    O problema é que depois de mais ou menos umas três lavadas o desenho das teclas começa a desbotar. rsrsrs

    []s.

  14. Vinicius Cordeiro Says:

    @Rafael: Exceto quando seu teclado custa 200 reais, como o meu G11 da Logitech…

    E outra alternativa para lembrar a ordem das teclas: papel e caneta! É só fazer um desenho esquemático de onde colocar o quê e presto! Pode limpar seu teclado tranquilo…

  15. Daniel Says:

    Nada melhor que usar uma chave Phillips e desmontar o teclado… Muuuuito mais facil e muito mais eficiente. Para nao perder a ordam das teclas (versão preguiçoso), tire uma foto, passe no scanner, …

    Só não molhe a placa ou flat cables com água. A água oxida os contatos, e depois de um tempo, a probabilidade de haver problemas é grande!

  16. Rui Palma Says:

    Eu adoro desmontar todas as teclas e lavar numa bacia com água e detergente pra loiça, parece que estou lavando caracol (acho que aí no Brasa o pessoal não come caracol :p ).
    Tem muita sujidade nas teclas que não sai sem ser esfregando. E é bem divertido montar as teclas depois. Mas também só faço isso praí de 2 em 2 anos.

  17. Eltern Says:

    Quase dá vontade de comprar um teclado por mês😉 ao ter que prestar suporte técnico em limpeza de teclado.

    Mas é fato: Sua dica é muito válida.

  18. Rafael de Almeida Says:

    Vou fazer isso neste final de semana. E sempre dava porrada nele para tirar a sujeira e cabelo (será que estou ficando careca?🙂

  19. tuxtoriais Says:

    Considerando-se que o cabelo que está no teclado seja o seu…

    Mas você se acostuma rapidinho😀

  20. broetto Says:

    humm e a preguiça.
    meu método é usar um “limpa tênis” (espuma) e secar com um jado de ar de um lava jato aqui do lado, sem desmontar.

    aproveito e passo um jato de ar no gabinete, saem cobras e lagartos😉

    certa vez vi um produto em espuma específico para eletronicos, com funcionamento igual ao limpa tênis, vou procurar.

    T+

  21. Alexandre Correa Says:

    para lembrar qual a ordem das teclas, tire uma FOTO !! eu faço isso !!

    seria mais facil comprar outro teclado como mencionado por um colega ai.. mass… muita gente tem telcado mais caro.. o meu aqui por ex.. custou 299,00😛 wi-fi da MS com mouse etc etc😛

  22. gabriel_ Says:

    Pra facilitar a recolocação das teclas eu faço um procedimento mais prático que conseguir outro teclado para deixar ao lado ou deixar as teclas enfileiradas.

    Eu simplesmente busco no google imagens por “abnt2”.

    Deixo a imagem aberta, desconecto o teclado e depois reconecto. (Com teclados ps/2 e USB não há problemas em se fazer isso)

    Imagem de um teclado ABNT2

  23. Drakrin Says:

    Eu limpo meu teclado quando vou ao

    arpoador, mergulho, passo pelo chuveiro, seco no sol pronto! fica muito limpo

  24. Bruna Says:

    Você diz: “NUNCA utilize água ou álcool para limpar seu teclado”, mas não diz o que deve ser usado.

  25. NICOLI Says:

    EU USEI ALCOOL QUAL É O PROBLEMA


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: