FreeRapid Downloader – Software livre para baixar arquivos do RapidShare, Megaupload e outros sites

Há poucos anos atrás, os sites de compartilhamento de arquivos tornaram-se populares. Sua proposta é tentadora: você pode enviar e baixar arquivos pequenos, médios ou grandes utilizando apenas seu navegador de internet. As vantagens são imensas: você pode, por exemplo, enviar relatórios ou arquivos importantes para o site através deum link que só você conhece e baixá-los onde estiver. Você também pode enviar seus arquivos para o site e compartilhar o link de download com um grupo de pessoas. Mais fácil impossível.

No entanto, com o crescimento da demanda, os sites de compartilhamento criaram alguns inconvenientes que não agradaram seus usuários, por exemplo: limitar a velocidade de download para clientes gratuitos, impedir os clientes gratuitos de baixar mais de um arquivo ao mesmo tempo, limitar o horário no qual usuários de um determinado país ou região podem baixar arquivos, limitar o número máximo de downloads por dia ou hora ou exigir que os usuários digitem códigos de verificação para proceder ao download ou instalam barras de ferramentas que, muitas vezes, também instalam vírus, adwares e malwares em geral.

Devido a isso, surgiram N soluções para burlar os sistemas desses sites, desde códigos em JavaScript a programas executáveis. Obviamente, os sites bloquearam rapidamente a ação de tais “soluções”. Alguns gerenciadores de download são realmente eficientes, mas existem apenas para a plataforma Windows, sendo que os usuários de software livre ficam de fora. Pois não é que navegando na Internet, eu descobri justamente o que estava faltando para nós? Chama-se FreeRapid Downloader.

FreeRapid Downloader é um programa que faz download de arquivos armazenados em sites de compartilhamento. Sua principal vantagem é que ele é escrito em Java e, portanto, roda em qualquer sistema operacional que tenha alguma JVM instalada.

A lista de sites que ele suporta é enorme e está crescendo a cada dia, indo dos famosos RapidShare, MegaUpload,  Megarotic, SendSpace e Easy-Share até os desconhecidos CobraShare e Iskladka.cz. Ele suporta downloads simultâneos de serviços diferentes, download com proxy, desligamento automático do sistema e muito mais. Sua principal vantagem é permitir a interrupção dos downloads, mesmo que o serviço não ofereça esse recurso para contas gratuitas.

Ele é um software livre sob os termos da GPLv2 e, segundo o autor, foi criado porque ele não queria ser dependente dos softwares russos, que provavelmente vêm cheios de malware e spyware.

ATENÇÃO: É de conhecimento de todos que a maioria dos sites de compartilhamento hospeda um grande número de arquivos ilegais, o que inclui cópias não autorizadas de filmes, livros e softwares proprietários, embora possam ser utilizados para fins legítimos. Você não deve utilizar o FreeRapid Downloader para baixar materiais protegidos por direitos autorais que você não tenha permissão de cópia, distribuição ou utilização.

O download e instalação é bem simples: basta ir em http://wordrider.net/freerapid/download.html e clicar no link FreeRapid-0.8.zip (no momento, a versão mais atual), que tem 5,2 MB.

Após baixar, extraia o ZIP para seu desktop ou outro local de sua preferência; Será criada uma pasta chamada FreeRapid-0.8. Entre nessa pasta e execute o programa:

Se você usa Windows, clique duas vezes no arquivo frd.exe
Se você usa GNU/Linux, dê permissão de execução para o arquivo frd.sh e rode o comando ./frd.sh
Se você usa outro sistema operacional, digite em um terminal: java -jar frd.jar

(Eu mencionei que tem que ter o Java instalado, não?)

Após executar o programa, você verá essa tela:


Para adicionar uma nova URL, clique no botão Add Url. Você verá a seguinte caixa de diálogo:

Perceba que ele pode capturar os links da área de transferência.

Em Links, você deve colar os links que deseja baixar. Em Save To, escreva a pasta na qual eles deverão ser salvos. Se preferir, clique no botão … ao lado da caixa de texto. Em Description, você pode escrever um breve texto para descrever o que está baixando. Após fazer isso, clique em Start para que o programa comece a trabalhar.

Ao clicar em Options – Preferences, você obtém uma janela que permite configurar o comportamento do programa. Perceba que a janela é similar à do famoso navegador Mozilla Firefox.

Na aba General, temos acesso às opções de configuração gerais do programa:

Check for new version automatically – Marque se quiser que o programa verifique se há uma nova versão dele ou de seus plugins disponíveis quando for iniciado.

Allow only one instance – Se marcado, impede que você possa rodar o programa duas ou mais vezes ao mesmo tempo.

Use Downloads history – Grava os downloads que você fez.

Language – Permite selecionar o idioma da Interface – o Português do Brasil ainda não está disponível, mas segundo o site a tradução já está em andamento.

Check for file existence on the server before downloading – Verifica se o arquivo existe no servidor antes de começar a baixá-lo.

Continue with interrupted downloads when application starts – Continua os downloads que você pausou quando o programa for iniciado.

Re-check for the file existence on the server when application starts – Verifica novamente se o arquivo existe no servidor quando o programa é iniciado.

Process downloads from the top – Não sei o que isso faz exatamente, mas deve estar relacionado à ordem de download…

Perform auto shutdown action only once – Acredito que, aí, ele tente desligar a máquina automaticamente apenas uma vez.

If a filename already exists – Permite que você possa escolher a ação que o programa tomará se o nome de um arquivo que foi baixado já existir na pasta.

Remove completed dowloads – Permite escolher quando downloads completos serão removidos.

Na tela Connections, é possível gerenciar como o programa se conecta à internet:

Max concurrent downloads at a time – Permite definir o máximo de downloads que o programa realizará ao mesmo tempo.

Use default system connection – Se marcado, usa a conexão padrão do sistema, se não, você pode configurar um proxy pelo botão Configure proxy.

Use Proxy List – Se você quiser usar mais de um proxy, pode escrever os endereços deles num arquivo no formato mostrado na janela e indicar esse arquivo no campo correspondente. Assim, o programa usará os proxys adicionais que você definiu.

Error attempts count – Permite decidir quantas vezes o programa tentará se reconectar a um servidor se houver um erro. 0 desliga as tentativas de reconexão e -1 faz o programa tentar se reconectar indefinidamente. Não use -1, senão, ele poderá ficar a noite toda tentando se conectar a um único  servidor 😉

Autoreconect time – Permite especificar quantos segundos o programa vai esperar entre duas tentativas de conexão.

A janela Alerts permite configurar os sons que o programa emite:

Em UI Settings, você pode configurar a interface do programa:

Você poderá escolher uma skin para o aplicativo através da lista Look and Feel.

Já na tela plugins, é possível ver e gerenciar os plugins e suas atualizações:

Um plugin é um pequeno arquivo que dá ao FreeRapid Downloader as instruções sobre como ele deve baixar uma URL. Você pode desativar algum específico ao desmarcar a checkbox na coluna X e impedir que o sistema verifique se há alguma atualização ao desmarcar a caixa na coluna U.

Já em Misc há opções relacionadas à descrição dos arquivos e opções avançadas.

Conclusão

O FreeRapid Downloader é um software livre, leve e prático que, mesmo ainda estando em desenvolvimento e com algumas características ausentes, poderá ser uma mão na roda para pessoas que costumam baixar arquivos de sites de compartilhamento.

Anúncios

25 Respostas to “FreeRapid Downloader – Software livre para baixar arquivos do RapidShare, Megaupload e outros sites”

  1. DIGRA Says:

    ILUSTRATIVO O SEU TUTORIAL, PARABÉNS.
    Sou cliente Premium no Rapidshare, como faço para configurar o programa para que o mesmo não tenha o tempo de espera e consiga baixar 5 partes concomitantes?
    Grato

    • humberto Says:

      gente descobri o erro vc tem q botar em opçoes e dpois em preferencias e depois em conecçoes e depois botar manipulador de tentativas erradas e botar 0 ai vc bota o dawoloader qualquer q roda
      o mesmo aconteceu com migo

  2. Eliane Says:

    olá, estou com problema. eu colo os links q quero baixar e ele dá sinal de erro. Já coloquei só um, já coloquei todos de uma vez, já configurei como está aqui…por favor me de uma luz…brigada!!!

    • Renato mantovani Says:

      Provavelmente algum antivirus está bloqueando seus downloads.
      Você desinstalou algum antivirus desta maquina? Se sim deve ter ficado algum rastro dele na maquina, procure na net como desinstalar totalmente o antivirus xxxx e você verá que os proprios fabricantes criam arquivos executaveis para desinstalar seus antivirus.
      Este problema ocorreu comigo também.

      • rosamaria Says:

        Nao percebo nada desta “meleka”, ia tudo tao bem e de repente fiquei com o mesmo problema (e nao me lembro de ter instalado nada)
        nao ha maneira de poder resolver isto? :(((
        obrigada
        rosamaria

    • everton Says:

      cris como tu arumou este erro

  3. victor Says:

    valew muito obrigado

  4. Fabricio Says:

    Em que arquivo e diretório fica armazedo os dados que coloco no programa… eu tinha mais de 1.000 downloads (links) pausado, estava armazenando tudo e de repente desapareceu todos… não tem mais nenhum… perdi tudo… e agora?!

  5. hemiston Says:

    galera, este programa eh nota 10, porém estou tendo um pequeno problema, instalei no pc o windows sete e tb o liguei em uma rede via roteador, fui instalar novamente o programa e ta dando um erro, gostaria de saber se alguém pode me ajudar…
    Ps:. da a seguinte mensagem,
    ERRO- Problemas ao efetuar a conexão com o serviço. Impossível encontrar o conteudo da pagina solicitada.
    valeu o tutorial

  6. Daniel Says:

    então pessoal! tb estou com a msm duvida q o rapas dai d cima!

    instalei o windows 7, ai instalei o software, mais tento fazer download e da erro o msm erro!

    ERRO- Problemas ao efetuar a conexão com o serviço. Impossível encontrar o conteudo da pagina solicitada.

    pq?

    se alguém souber me avisa! brigado!!!

  7. Alex Says:

    esta dando só mensagens de erro.
    o que eu faço?

  8. Blanchard Says:

    Meu sistema operacional é windows 7 tambem e o mesmo erro ocorre porem antes tinha um erro diferente acho que é algo a ver com o plugin no meu caso aqui é com o mediafire o problema

  9. cris Says:

    ERRO- Problemas ao efetuar a conexão com o serviço. Impossível encontrar o conteudo da pagina solicitada.

    pq?

    se alguém souber me avisa! obrigada!!!

  10. cris Says:

    acabei de resolver esse tal erro, para mim, era só clicar na ‘ajuda’ e depois no ‘verificar por novos plugins’, então ele passou a baixar normalmente. Espero ter ajudado.

  11. everton Says:

    eu esquesi de diser que uso o 7even valeu

  12. everton Says:

    achei que nao funcioava no 7even mas hoje eu vi que funfa
    eu botei no pc de um amigo hoje e deu e ele usa o 7even.

  13. EVERTON Says:

    Eu (Everton) vou ajudar todos voces e simples basta entra em (desmarque a usar lista proxys enseguida marque Só a CONEXÃO PADÃO DO SISTEMA entre nela e marque a opição socks e aplique ok depois eu dou a certeza que ele volta ao noramal espero ter ajudado.

  14. fábio Says:

    não consigo fazer downloads simultâneos,sempre que boto 2 downloads de servidores diferentes ao mesmo tempo o segundo aparece PULADO na aba tempo.

  15. FERNANDO GONÇALVES Says:

    OI PRECISO DE AJUDA MEU FREERAPID SO DA ERRO QUANDO VOU ABAIXAR ALGUMA COISA DO LETITBIT OU DE OUTRO PROGRAMA E FICA MONSTRANDO UMA JANELA DE ATUALIZAÇÃO QUANDO CLICO PARA FECHAR A JANELA FECHA MEU FREERAPID PRECISO MUITO DE AJUDA QUE TENHO QUE ABAIXAR IMAGENS DE BOA RESOLUÇÃO PARA SERVIÇOS GRAFICOS DO GFX STOCK


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: