Comprei uma multifuncional!

Para quem não sabe, desde MARÇO (sim, Março) estava sem impressora, isso porque minha velha Canon BJC-4200, comprada em meados de 1997, resolveu estragar de vez e não empurrava mais o papel.

Como sou pobre financeiramente desprivilegiado, tive que esperar meu pai ter a disponibilidade de investir em uma impressora nova. Eu poderia ter comprado uma impressora comum, mas decidi que, se era pra gastar, eu queria logo o melhor, e o melhor é uma multifuncional, afinal, ter sua própria máquina de xerox em casa é um must.

Assim, hoje, comprei nas Lojas Colombo uma multifuncional HP Deskjet F4280, um modelo bastante popular. Havia outra com mais recursos disponíveis, mas decidi que essa era o que eu precisava para o momento.

Uma das belas surpresas que tive ao chegar na Colombo é que os terminais dos vendedores rodam Linux! O programa de vendas é um sistema em modo texto que roda sobre uma distribuição que usa KDE. Segundo uma revista Info de 2003, a Colombo, na época, estava usando Conectiva 7. Será que eles atualizaram? E será que o produto que comprei funcionaris nesse sistema?

Bem, cheguei em casa e realizei os procedimentos iniciais. Não é de se espantar que o manual da impressora explique como instalá-la no Windows e no Mac e não mencione o Linux em uma linha sequer, mas uma coisa pude comprovar: como todos dizem, a própria HP recomenda, isso é, manda, que, no Windows, primeiro se instale os drivers que vêm no disquinho e, depois, conecte-se a impressora na entrada USB.

Aí vem o primeiro detalhe: o cabo USB, que NÃO é fornecido com a impressora. Tudo bem, eu tinha um cabo USB macho-macho sobrando aqui e tentei conectar – tentei, pois o cabo não entrava de jeito nenhum na entrada USB da impressora. Desconsolado, fui a uma loja de informática – que tem a mesma impressora, porém mais cara, e sucedeu-se o seguinte diálogo:

– Oi, eu tô fazendo uma manutenção na casa de um amigo – sei – e ele tem uma impressora HP. O cabo USB que conecta essa impressora é padrão?

– Sim, o cabo USB é padrão, é o mesmo para todos.

– Tá, mas eu tenho esse cabo aqui – estendi-lhe o meu cabo – e eu não tô conseguindo encaixar…

– Ah não, cabo pra impressora é diferente, é esse aqui, que tem essa entrada quadradinha…

– Sim, mas tu não acabou de me dizer que o cabo é o mesmo pra todos?

Bem, comprei o cabo, voltei pra casa e continuei com o procedimento de impressão da página de testes e alinhamento do scanner. Tudo certo. Aí, chegou a hora da verdade.

Ao contrário do Windows e do Mac, no Linux – pelo menos no Mandriva – basta conectar a impressora que o sistema a reconhece automaticamente e instala os drivers necessários. Então, com o micro e a multifuncional ligados, conectei a ponta livre do cabo USB no micro.

Nada.

Fui manualmente no MCC e mandei adicionar impressora. O assistente avisou de cara que tinha que instalar 40 megas de pacotes e pediu o CD. Pensei: agora vai!

Nada.

Mandei, então, ele encontrar a impressora automaticamente.

Nada.

Frustrado, recorri a uma técnica milenar chinesa a qual consiste em trocar o cabo USB de porta e – U-HU! – apareceu um pop-up dizendo que a multifuncional havia sido encontrada e o sistema logo pediu a senha de root para instalar mais pacotes – 5 MB dessa vez. Pelo menos descobri que uma porta USB deve estar queimada😦

Bem, aí criei um documento com a palavra Teste no Writer e mandei imprimir. A multifuncional engoliu metade do papel e, em seguida, parou.

É claro que eu já sabia que essa multifuncional tem alguns problemas no Linux, muito bem documentados. Como misteriosamente a versão do HPLIP que está nos repositórios do Mandriva não é a mais atual, comecei a baixar a versão mais recente. Por um evento sobrenatural, o download falhou depois de 3 MB. Saliente-se que o HP-Check informou vários erros de dependências não instaladas para o HPLip, o mais curioso foi que ele disse que o dbus não estava instalado quando, na verdade, estava.

Antes de começar a baixar de novo, pesquisei sobre multifuncionais no Linux e vi que existe um utilitário chamado hp-toolbox. Digitei no terminal e ele abriu uma interface gráfica. Estranhei ele não estar no menu Aplicativos – estava no menu Sistema – Administração. A interface gráfica deixa um ícone roxo no systray. Com o ícone aberto, a impressão ocorreu normalmente.

Recentemente, testei o scanner no xsane. Tudo ocorreu normalmente. Eu ia mostrar minha primeira imagem escaneada, mas não sei como inseri-la nessa nova versão do WordPress…

Resumindo, agora tenho que descobrir se:

1. O hp-toolbox deve estar aberto para usar-se a multifuncional;

2. Como trocar os cartuchos;

3. Como inserir uma imagem no novo WordPress.

UPDATES:

1. Pelo menos o scanner não precisa, acredito que o resto também não. Deve ser porque descobri que o comando hp-toolbox -d permite escolher um dispositivo para ser iniciado automaticamente.

2. O que será isso no meu dmesg?

usb 1-2: device not accepting address 3, error -71
usb 1-2: new high speed USB device using ehci_hcd and address 4
usb 1-2: device descriptor read/64, error -71
usb 1-2: device descriptor read/64, error -71
usb 1-2: new high speed USB device using ehci_hcd and address 5
usb 1-2: device descriptor read/64, error -71
usb 1-2: device descriptor read/64, error -71
hub 1-0:1.0: unable to enumerate USB device on port 2
usb 3-1: new full speed USB device using ohci_hcd and address 2
usb 3-1: not running at top speed; connect to a high speed hub
usb 3-1: configuration #1 chosen from 1 choice
usb 3-1: New USB device found, idVendor=03f0, idProduct=2504
usb 3-1: New USB device strings: Mfr=1, Product=2, SerialNumber=3
usb 3-1: Product: Deskjet F4200 series
usb 3-1: Manufacturer: HP
usb 3-1: SerialNumber: ******

Deixe uma resposta

