[ATUALIZADO] Deixando o Mandriva 2009 perfeito

Caso você ainda não saiba, estou usando o novo Mandriva 2009. A última versão dessa distro que havia usado foi a 2006 – e acabei não tendo uma boa impressão da mesma – mas, agora, parece que a empresa cresceu e a distro está excelente. A propósito: estou usando-a com meu ambiente desktop favorito, o Gnome. Ainda não instalei o KDE 4.

Não sei se é porque o instalador formatou (acidentalmente) minhas partições em Ext3, mas posso afirmar que o sistema está bem rápido: o boot ocorre em menos de 1 minuto, mas rápido que o Slackware e o Debian. Durante a instalação, todo meu hardware foi encontrado e eu não precisei fazer nenhuma configuração adicional para o monitor ou o mouse. Durante os primeiros dias, praticamente não toquei na linha de comando. Posso afirmar, sem medo, que o Mandriva 2009 é uma distribuição mais amigável para o usuário final do que o Ubuntu.

PORÉM – e sempre existe um porém – algumas arestas precisam ser aparadas para que a distribuição e seus recursos funcionem adequadamente. Nesse tutorial, vou dar cinco dicas, duas delas voltadas a quem tem LAMP.

1. Troque o aria2 pelo wget

O programa que o Mandriva usa por padrão para baixar seus pacotes tanto pela interface gráfica quanto pela linha de comandos é o aria2, mas ele dá problema em alguns downloads às vezes. Para resolver, nada melhor do que substituí-lo pelo bom e velho wget. Para fazer isso, nada de linha de comando: clique no ícone Configure seu computador (no Gnome é aquele que fica ao lado do envelope com o relógio no painel superior), Informe a senha de root e clique em Gerenciador de Software -> Configurar Mídias Fonte para instalação e atualização. Na nova janela, clique em Opções – Opções Globais e em Software de download a ser utilizado, escolha wget e dê OK. Não se esqueça de, após isso, adicionar os repositórios padrão e PLF seguindo o tutorial do Morimoto.

2. Desabilite o serviço numlock

Eu não sei quem foi o infeliz que teve a brilhante idéia de criar isso mas o fato é que, apesar da boa intenção, infelizmente, não funciona. O serviço numlock tem por objetivo manter a tecla numlock acionada mas o fato é que, já no GDM (ou KDM) coisas estranhas acontecerão, por exemplo: o teclado numérico NÃO vai funcionar com a tecla Num Lock acionada e VAI funcionar com ela desligada. Pelo que pesquisei, esse problema existe também na versão 2008.

Assim, para se livrar desse entrave, basta desabilitar o serviço. Para tal, clique no ícone Configure seu Computador, informe a senha de root, clique em Sistema e no ícone Habilitar/Desabilitar serviços do sistema. Procure por numlock, desmarque a caixa Na inicialização da máquina e clique em Parar. Problema resolvido.

3. Desabilite o serviço de indexação

O Mandriva vem com o Beagle habilitado por padrão. Ele é um programa que monitora todos os documentos que você cria e os armazena em cachê, para que você possa pesquisar rapidamente pelo que deseja. EU, particularmente, acho que isso só ocupa memória e espaço em disco. Como EU não uso, desabilitei. Se quiser desabilitar também, no Gnome, clique em Sistema – Preferências – Pesquisa e Indexação. Na aba Pesquisando, desmarque todos os checkboxes e em Indexação, desmarque Indexar meu diretório pessoal.

As dicas a seguir serão úteis se você tiver um servidor LAMP instalado no seu Mandriva:

4. Fazendo o MySQL iniciar automaticamente

Se o nome de rede do seu computador for localhost, o MySQL poderá não conseguir ser inciado. Então, abra o nosso famoso terminal e digite, como root:

hostname 127.0.0.1

Essa mudança não afetará em nada seus scripts PHP. Não sei porquê, após fazer isso, pode ser que aconteçam coisas estranhas no Gnome, assim, é melhor você reiniciar sua sessão.

5. Fazendo o Apache iniciar automaticamente

Mesmo que você configure o Apache para iniciar automaticamente no boot, ele NÃO vai iniciar. Por isso, você tem que fazer duas modificações:

Primeira: Existe um erro no arquivo httpd.conf na opção Listen, que diz a porta na qual o Apache deve ouvir as requisições. Para corrigí-lo, abra o terminal, digite su, informe a senha de root e digite

gedit /etc/httpd/conf/httpd.conf

Procure a linha

Listen 0.0.0.0:80

E substitua-a por

Listen 80

Mesmo assim, pode ser que seu Apache acuse um erro ao iniciar. Para corrigir, apriveite que você está como root e digite

gedit /etc/hosts

Substitua a primeira (ou única) linha por

127.0.0.1    localhost.localdomain    localhost

E, a partir de agora, seu Apache vai iniciar automaticamente.

Ainda não sei o que foi que eu fiz, mas depois que eu mudei o tema do Gnome, não consigo mais botar o desenho de fundo do painel inferior. Eu boto o mesmo desenho do painel superior, mas ele fica sem a ilusão de profundidade. Por isso, deixei-o transparente com uma imagem em preto e branco sensacional.

Por hoje é isso. Espero que essas dicas tenham sido úteis para você. Até a próxima!

Anúncios
Publicado em Mandriva. 9 Comments »

9 Respostas to “[ATUALIZADO] Deixando o Mandriva 2009 perfeito”

  1. 5 dicas para aperfeiçoar sua instalação do Mandriva 2009 Says:

    […] por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência […]

  2. Basílio Garcia Rosa Says:

    Dicas muito boas! O problema do mysql acontece desde a versão 2007.A Mandriva vem evoluindo muito, mas eles parecem mineiros, trabalham sempre em silêncio. A versão 2009.1, sem dúvida,vai beirar a perfeição. Abraços!

  3. Eduardo Says:

    Também estou muito bem impressionado com com esta versão 2009.0 do Mandriva Linux. Sistema rápido, estável, ferramentas muito profissionais como o MCC (Mandriva control center)Infelizmente, além de um visual profissional, polido e bastante elegante. Infelizmente, com minha placa ATI Radeon 1300/1500 series, não tive a sorte de ter o X bem configurado automaticamente, mas o sistema, mesmo em modo texto, deu a opção de fazer a configuração correta, tendo baixado o driver fgrlx, configurando-o em seguida. Fora isso, tudo rolou maravilhosamente bem. Estou satisfeitíssimo e adotei o Mandriva como meu ambiente de trabalho principal. Quanto à questão da tecla numlock, acho que o problema já foi corrigido, pois está normal aqui, mesmo sem o procedimento descrito acima!

  4. Kurt Kraut Says:

    Aloha,

    Tenho que discordar de você na primeira dica quanto ao aria2 e o wget. O aria2 é bem mais rico em recursos do que o wget, pois permite fazer o download de um mesmo arquivo simultaneamente de diversos mirrors. A sua sugestão, de forma objetiva, deve é reduzir o desempenho do download de pacotes e não aumentar.

    Os problemas que você enfrentou dificilmente são pelo uso do aria2 e sim por outros motivos de conexão ou nos mirrors.

  5. Armando Says:

    Já instalei e reinstalei o Lamp várias vezes no Mandriva 2009.1, tanto pelo instalador de programas como por linha de comando. Aparentemente, tudo funciona. It works! Crio o banco de dados pelo phpmyadmin etc, mas quando tento iniciar a instalação do joomla ou do wordpress sempre obtenho como resposta “objeto não encontrado”, embora os pacotes estejam alocados em suas respectivas pastas dentro do diretório www. Estranho o fato de que dentro desse diretório estejam alocadas várias outras pastas, aparentemente toda a instalação do Lamp ou parte dela fica dentro de www. Estranho por que quando usava o Easyphp ou o Wamp Server no Windows, este diretório encontra-se inicialmente vazio e só era ocupado, no meu caso, pelo Joomla e o WordPress. Ainda não encontrei nenhum tutorial que mencione esse problema.

  6. sergio Says:

    Muito boa distribuição o problema é que eu não consigo atualizar nem instalar nada nele,nem sequer consigo assistir um simples dvd.O ubuntu é bem melhor e fácil de usar e simplifica muito a vida de usuários leigos( Eu por exemplo).Acho que cada distribuição deveria vir com um manual do usuário iniciante.Outra coisa é que deveriam simplificar mais a vida quem não tem muito interece em e nem paciência em conhecer coisas como comandos,shell,rpm…(fico com dor de cabeça só de pensar )por exemplo,mas,gostam do linux dessa maneira o linux ficaria livre para todos -esperientes apaixonados pelo linux e usuários normais como. eu

  7. sergio Says:

    Continuação…..Já estou com dor de cabeça de ler e tentar seguir tutoriais e dicas que não me fazem sair do lugar.

  8. sergio Says:

    Continuação 2…. O problema do ubuntu está somente na sua interface gráfica que é meio tosca,mas é só isso.É facil de instalar ,fácil de arualizar e de instalar sortweres.Nota 10
    O mandriva que estou usando é o One 2009 instalado do live cd.

  9. André Says:

    Bem, Sergio, o Mandriva 2009 já está ultrapassado. Por que você não tenta uma versão mais recente?

    Quanto a assistir DVDs, o problema é que os pacotes necessários para fazer isso são protegidos por direitos autorais e não podem ser incluídos na distro. Você precisará instalar o libdvdcss. Mais detalhes aqui: http://www.hardware.com.br/tutoriais/mandriva2/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: