Corrigindo o caso das letras no console do Debian 4/5

Tudo começou quando eu instalei o Debian 4 (Etch) numa máquina virtual no VirtualBox para fazer experiências com o Samba. Eu percebi que há um comportamento estranho no console:

Se você está com a tecla Caps Lock ativa, é esperado que, ao digitar uma letra, essa letra apareça maiúscula, mas no console do Debian e em programas em modo texto, como nano, mesmo se o Caps Lock estiver ativo, alguns caracteres como e, m, r, c, ç… são escritos em letra minúscula.

princípio, pensei que esse fosse um erro do VirtualBox, mas após ver que o mesmo erro ocorria no Debian 5 (Lenny) através de um comentário em um artigo no BR-Linux, convenci-me que poderia estar diante de um erro do sistema. Logo, pesquisei uma maneira de contorná-lo.

Primeiramente, encontrei uma solução que mandava trocar o mapa do teclado, de BR-ABNT2 para PortuguÊs Padrão. O problema era resolvido, mas algumas teclas especiais, como ^, ~, >, etc… ficavam “loucas”. Logo, eu, como usuário de software livre, entrei no site do Debian e descobri como relatar um bug para o projeto.

Como a troca do mapa de teclado na solução anterior envolvia o comando dpkg-reconfigure console-data, concluí que o erro deveria estar nesse pacote e enviei a descrição à lista. O erro foi reportado como sendo o de número 499608 e o mantenedor do console-data logo disse que o problema não estava no seu pacote mas, sim, provavelmente no kbd ou console-tools (o cara até pediu desculpas pelo ocorrido :O)

Então, há poucos instantes, outro membro chamado Felipe Augusto van de Wiel disse que esse “bug” poderia ser resolvido com a instalação do kbd.

Então, fui eu lá:

apt-get install kbd

Ele disse que o console-common não estava instalado e o console-tools seria removido mas, depois, com o dpkg, vi que esses pacotes continuavam instalados. Mas, com isso, o teclado voltou ao normal no modo texto, com exceção da tecla Ç, mas como é raro você usar Ç no console, então você usa o shift pra fazê-la maiúscula…

Então, já sabem: a solução é apt-get install kbd.

Até a próxima.

Publicado em Debian. 1 Comment »

Uma resposta to “Corrigindo o caso das letras no console do Debian 4/5”

  1. Vander Marques Says:

    Muito bom seu texto e realmente resolveu meu problema.
    Parabéns!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: