Como resolver seus problemas com o D-Link 500B

D-Link 500BSe você, assim com eu, for um (in)feliz proprietário de um model D-Link DSL-500B, notará que, após configurá-lo como roteador, coisas estranhas vão acontecer. Dentre as quais, podemos citar a queda da conexão após algum tempo ou o fato de você ligar o modem e o led DATA não acender, impossibilitando, dessa forma, sua navegação, o que só é resolvido com você abrindo a janela de um navegador e digitando http://10.1.1.1 . Vai aparecer uma caixa pedindo senha e você não precisa fazer nada, apenas espere a luz acender e pode fechar a página e começar a navegar.

O que pude averiguar pelos fóruns da Internet é que houve um erro de projeto nesse modem: pelo visto, ele tem apenas 6 MB de memória e quase toda essa quantidade é ocupada na inicialização. Assim, quando o modem enfrenta várias requisições, como por exemplo em uma trasferência de bittorrent, a memória se esgota e o aparelho trava, o que se traduz como uma falta de qualidade que denigre o nome da companhia que o produz.

Mas, titio André aqui encontrou, há algum tempo atrás, em algum fórum que realmente não me lembro, uma dica que dizia para desabilitar alguns serviços do modem e atualizar o firmware. Bem, eu fui feliz apenas desabilitando os serviços (o que provavelmente liberou mais memória e fez o bichinho funcionar sossegado) e vou passar pra você, fiel consumidor da D-Link, as minhas configurações.

Uma dica similar a que encontrei (se é que não seja a que eu tenha encontrado) pode ser vista em http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-dlink-500b/458426?s=a1f6dc555489e6bab34bcdc0e83d4832& .

Acesse a tela de configuração do seu modem em um navegador através do http://10.1.1.1. Após cada passo, exceto o primeiro, clique em “Save/Apply”.

  • Clique em Management;
  • Clique em “System Log” – “Configure System Log” e em “Log:”, selecione “Disable”;
  • Clique em “SNMP Agent” e em “SNMP Agent” escolha “Disable”;
  • Clique em “Internet Time” e desmarque “Automatically synchronize with Internet time servers”;
  • Em “Access Control”, desmarque as duas caixinhas de: FTP, ICMP, SNMP e TFTP. O serviço HTTP é necessário para que você possa navegar na internet (¬¬) e o Telnet para que você possa acessar o modem via linha de comando. Se você não quiser isso, pode desmarcá-lo;
  • Para melhorar ainda mais, descubra o edereço IP do DNS primário do seu provedor (tem no Abusar, ou então ligue pra eles), e clique em Advanced Setup – Routing – Default Gateway. Desmarque ” Enable Automatic Assigned Default Gateway”, marque “Use Default Gateway IP Address” e, ao lado, escreva o IP do seu DNS;
  • Pra terminar, vá em “Management” – “Save/Reboot”, clique em “Save/Reboot” e seja feliz.

Se tudo deu certo, a partir de agora, seu D-Link vai se conectar na Internet quando você ligá-lo e não haverá mais tantos travamentos.

22 Respostas to “Como resolver seus problemas com o D-Link 500B”

  1. fbreve Says:

    Só pra constar, você não precisa do serviço HTTP para navegar na internet, você precisa dele para conseguir entrar na página de configurações. Mas você tem razão dizendo que economiza memória desabilitar alguns serviços que não forem ser usados, já que por baixo disso tudo o que roda é um Linux. Eu cheguei aqui procurando uma maneira de configurar manualmente a data/hora do modem (já que uso ele como bridge e assim ele não consegue sincronizar com nenhum servidor), mas não tem nenhuma opção pra isso, sou obrigado a ver a data errada nos logs. D-Link é o cúmulo da incompetência.

  2. Ajustando (provisoriamente) a data e hora no D-Link 500B « Tuxtoriais Says:

    […] a data e hora no D-Link 500B Agosto 2, 2008 Em 18 de Maio, eu publiquei aqui um tutorial que ensinava a desabilitar alguns serviços desnecessários que vinham por padrão no D-Link 500B, […]

  3. Tiago Says:

    E para corrigir seus problemas basta fazer um update do firmware

    http://www.dlink.com.br/internet/

    Downloads > DSL – Modems

  4. Wederson honorato inacio Says:

    muito bom o tutorial vou testar mo meu modem

  5. Ramiro Drumond Says:

    eu, como leigo, desabilidei o HTTP para acesso ao firmware. Tem algo que eu poderia fazer para reverter esse quadro, já que não mais acesso o modem via http?

  6. tuxtoriais Says:

    Ramiro,

    na parte traseira do modem existe um orifício no qual você pode colocar uma caneta, isso vai resetar a configuração do modem para o padrão de fábrica e vai trazer a interface de volta. Só atente que você vai ter que configurar a internet de novo.

    Abraços.

  7. Emerson Says:

    Obrigado pela dica! Segui a sugestão do tuxtorial e meu modem não trava mais!!!

  8. lobby Says:

    Desculpe a minha iguinorancia, mas como descubro o IP do meu DNS?

  9. tuxtoriais Says:

    Bem, quando você vai em http://10.1.1.1, na página inicial o modem mostra o endereço onde diz Primary DNS Server e Secondary DNS Server.

  10. Ricardo Says:

    Estava fazendo a cnfiguração recomendada, porém marquei a opção PPP IP EXTESION
    e agora? não consigo mai visualizar a pagina do modem..

  11. André Says:

    Muito simples, Ricardo. Basta você inserir uma caneta esferográfica no orifício ao lado do botão Power, na parte traseira do modem. Isso irá resetá-lo às configurações de fábrica.

    []’s!

  12. maicol vieira Says:

    ola, no meu moden instalei a firmware certa, mas quando estava carregando ele parou e nao foi mais, tem como arrumar?? ele naum le o 10.1.1.1 e nem reseta no orificio traseiro.

    me ajudem se possivel.

    att

  13. Evandro Says:

    Pessoal, vcs nao devem fazer o procedimento que desmarca a opção ” Enable Automatic Assigned Default Gateway”.

    Esse Default Gateway para seu modem é um equipamento denominado BRAS (lê-se be-rras) ele é encarregado de encaminhar sua autenticação para o Radius de seu provedor e após receber a confirmação de login OK, bilhetar a conexão e rotear seu trafego para os equipamentos de backbone de sua operadora.

    Alterando essa opção digo com certeza que terá varios pacotes sendo perdidos na sua navegação.

  14. adriano luiz Says:

    Topico bem antigo mais fica meu comentario.

    Tenho um dlink 500b a anos, nunca encomodou com travamentos, funciona super bem !!
    Tenho roteamentos / virtual servers / NATs configurados, tudo funciona perfeitamente !!

  15. charlespito (@pitoow) Says:

    Esse modem tem uma falha grave que pode ser vista aqui.
    http://g1.globo.com/platb/seguranca-digital/2012/03/20/fabricantes-de-modem-anunciam-correcao-de-falha-que-permite-fraudes/

    Como saber se o seu modem é vulnerável
    Abra o seu navegador de internet e digite o IP do seu modem e acrescente “/password.cgi”. Se o IP for 10.0.0.1, o link será “http://10.0.0.1/password.cgi“. Ao abrir a página, visualize o código fonte (CTRL-U no Firefox e no Chrome; no Internet Explorer, aperte a tecla ALT, vá ao menu Exibir e selecione Código-Fonte).

    Se o modem for vulnerável, no meio do código será possível ver a senha de administração configurada no modem.

  16. Artur Says:

    parabéns pelo tutorial é uma boa dica,
    desabilitar alguns serviços do modem
    que são poucos utilizados para liberar
    memoria.

    más problema de quedas possivelmente
    terá que efetuar uma vistoria na linha
    do telefone.

  17. telecom Says:

    ola pessoal fiz uma descoberta intersaante no dlink 500b , tinha esse modem com muito defeito de sincronismo depois que queimou meu modem zte 831 II , ANALISANDO O CHIPSET E PEÇAS CONSTATEI QUE POSSO RODAR UMA FIRMAWARE DA ZTE NO DLINK 500B E FUNCIONA PERFEITAMENTE , VOU DEIXAR AQUI A DICA DA FIRMWARE QUE PODE SER INSTALADA NO DLINK 500B …ZXDSL 831IIV7.5.1a_Z29_BTM ESSA E AVERSAO ZTE QUE RODA NO MEU DLINK 500B

    DLINK 500B FUNCIONA GERAÇAO 1 E 2 ( COM FONTE 5.2 VOLTS FIQUE ATENTO , OLHE NA FONTE DO SEU EQUIPAMENTO ) ABRA O NAVEGADOR DIGITE O IP DO MODEM 10.1.1.1 OU 192.168.1.1 user e senha do modem admin . opçao management depois update e instala a versao … depois de instalado o ip muda 192.168.254.254 Usuario: TMAR#ZTV5.5.0a Senha: ZTV5.5.0a e depois so alegria sinal fica muito melhor e autenticaçao e instantanea ……………..obs faça com atençao por conta e risco ………………… da certo okkkk

    • Voodoo Says:

      Fiz esse procedimento e realmente funcionou, ele é bem mais leve, esquenta menos e conecta rapido…

      • telecom Says:

        no dlink 500b geraçao II FIZ O TESTE ESSA SEMANA EN UM MODEM E NOTEI QUE OCRREU TUDO OK , MAIS O LED ADSL MUDOU DE POSICAO NO MODEM , POIS BEM FUNCIONOU NORMAL , NESSE MODEM E MAIS ELE ESTAVA COMPLETAMENTE MORTO E VOLTOU A VIDA NORMAL , COM SUCESSO ,, OBSVAÇAO ESSE GERAÇAO II ESTAVA COM FIRMWARE TRAVADO MUITO LENTO ….. SUCESSO TOTAL

  18. geraldo Says:

    a minda lampada da data naõ esta assentendo como q eu vou fazer a net naõ funciona muito obrigado

    • telecom Says:

      geraldo veirfique se o adsl esta ok , caso ok , verifique se seu modem esta roteado , porque com a atualizaçao ele perde o roteamento ate poque vc trocou o firmware o led data provavelmente nao ascende pq vc vai tem que rotear novamente .

  19. gabi Says:

    Eu fiz isso tudo, e minha luz data não liga, só fica aberta essa janela de nome de usuário e senha.. mas nada volta ao normal!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: