Como destruir o Windows Vista em menos de 5 minutos

Sim amigos! Feliz Natal, Próspero Ano Novo, etc, etc e… vamos a mais um tutorial! Hoje, um pouco diferente, pois aconteceu comigo de forma… acidental.

Há algum tempo atrás, eu instalei o famigerado Windows Vista em meu computador, afinal, preciso testar as coisas para poder tecer uma opinião sobre elas.

Como o monstro ocupava quase metade do meu humilde HD de 40 GB (ele por si só ocupava cerca de 10 GB, mais os programas que totalizavam cerca de 25 GB), eu fiquei só com ele por esse tempo, pois almejava adquirir um HD maior e retornar ao dual boot. Nesse meio tempo, usava o Ubuntu via live-cd.

Então, hoje, resolvi fazer uma faxina de Natal no micro e, para tal, cliquei com o botão direito do mouse no drive de disco rígido, selecionei Propriedades e cliquei em Limpeza de Disco.

Marquei todas as caixinhas que tinham algum valor, como as miniaturas, que já somavam 40 megas, e os logs do sistema. Não sei se foi por isso, mas também mandei limpar o arquivo de hibernação, que armazena o que está na memória no HD e põe o micro em estado de espera. O tamanho desse arquivo era de 735 MB, correspondente à quantidade de memória (na verdade são 768, mas a minha placa de vídeo on-board rouba 32MB para ela).

Cerca de 5 minutos depois, a limpeza foi feita e… que novidade! Os 11 GB ocupados se transformaram em apenas 5! Fiquei espantado, e concluí que ele deveria ter excluído algo a mais com o arquivo de hibernação.

Infelizmente eu estava certo.

Ordenei um exame de disco, sem ver o conteúdo do HD. Ele reiniciou, fez o exame certinho e, quando voltou, SURPRESA! Apenas uma tela preta sem nada onde só se podia ver o ponteiro do mouse!

Não havia nenhuma atividade no disco rígido. Então, resetei a máquina e iniciei pelo modo de segurança. Vi uma tela que lembra muito o boot do Linux e, no final, ele reiniciou, retornando à tela preta.

Então, dei o boot pelo cd do Ubuntu. Ele não conseguiu montar o volume porque este havia sido desmontado incorretamente. Logo, através da opção -o force, consegui forçá-lo a montar a partição. Vejam o que a ferramenta de limpeza do Windows fez:

Na imagem acima, você pode ver que a pasta Arquivos de Programas está completamente vazia.

E nesta outra, todos os meus arquivos pessoais foram-se embora. Havia muito mais pastas aí antes, incluindo alguns trabalhos e a cópia de um site que estava desenvolvendo. Felizmente posso fazer tudo de novo em pouco tempo.

Eu mantia o Windows no HD por causa de alguns programas que precisava. Por incrível que pareça, não sei se é porque não tenho placa 3d ou não, o NFSU dava erro no WIndows XP, mas rodava, ainda que lentamente, no Vista.

Mas, depois dessa, vou exorcizar essa praga do meu disco rpigido. Onde já se viu um sistema se autodestruir com uma opção que serve, ao menos teoricamente, para melhorar seu funcionamento? De fato, a função cumpriu o que promete: ela melhorou o funcionamento do computador… removendo o Windows!

4 Respostas to “Como destruir o Windows Vista em menos de 5 minutos”

  1. Pen drives e as aulas de educação sexual « Muito mais que internet e impressão Says:

    […] nos computadores. As falhas de configuração, instalação desordenada de programas e “acidentes de percurso” quase não dão mais […]

  2. Gabriel Says:

    Foi uma benção desfarçada!
    apagar o windows do swu computador é a melhor coisa q vc podia fazer

  3. marlon Says:

    Depois dessa…..fico com medo de desfragmentar meu HD…
    O que será que aconteceria?

  4. Yuri da Silva Says:

    E dizem que Windows Vista é bugado…


Deixe uma resposta

