Pós-Configuração do Slackware 12

Bem, pessoal, primeiro eu devo pedir desculpas a vocês por não ter mais atualizado este Blog. Na verdade, ando bem ocupado. Consegui um estágio \o/ e quase não tenho tempo para mais nada. Também tive alguns probleminhas para gravar novos vídeos.

Mas o Blog não morreu! E hoje, você vai aprender o que fazer depois de ter instalado o Slack 12 seguindo nosso “magnífico” tutorial.

Bem, você instalou, digitou reboot e o micro reiniciou. Veio a tela do Lilo mostrando as opções Linux ou, se for o caso, Linux e Windows. Claro que você vai deixar selecionada a opção Linux e apertar Enter.

Tela de boot do Lilo

Após o boot, você vai cair numa tela preta, que terminará com algo como:

Darkstar login:

É aí que o Slackware se diferencia de todas as outras distribuições existentes: enquanto após a instalação de um Mandriva, Ubuntu ou Fedora voê seria agraciado com o GDM ou KDM, no Slack você cai no modo texto. Evidentemente, é possível mudar isso, e é o que vamos fazer agora!

A primeira coisa a fazer é o login. O único usuário que temos no momento é o root, criado durante a instalação. Digite root (em letras minúsculas, por favor, Linux é case-sensitive) e a senha que você criou para ele (você se lembra da senha, não?)

Aí você vai ver algo como a versão do Kernel, a mensagem “You Have mail” e terminar no famigerado…

root@darkstar#

Ou seja, você tem controle total sobre nossa estrela negra. Vamos começar condigurando o X.org. Para tal, digite:

# xorgsetup

E dê um ENTER. Você verá um prompt interativo e deverá responder as questões de acordo com suas configurações atuais.

Para configurar o teclado, selecione o layout brasileiro digitando o número ao seu lado e, quando ele perguntar por alguma especificação, digite abnt2.

Na tela “Frist specify a mouse protocol”, se você tiver um mouse PS/2, aqueles com plug pequeno, selecione a opção 4; se o seu mouse for daqueles antigos que se conecta à porta COM1, como o meu :D, escolha a 5. Se o botão do meio do seu mouse não funciona no X, responda Y quando ele perguntar se é para habilitar as opções ChordMiddle e Emulate3Button. Se ele tem apenas dois botões, responda Y em Emulate3Bottons, com isso, você poderá simular o terceiro botão ao apertar o direito e o esquerdo ao mesmo tempo.

Agora, você deve escrever qual o dispositivo no qual o bichinho está conectado. Se o mouse for PS/2, escreva /dev/psaux; se for serial, /dev/ttyS0. Se tudo o mais falhar, /dev/mouse mesmo :D.

Horyzontal sync e Vertical Refresh são informações íntimas do seu monitor. A escolha errada pode fazer o X não funcionar e, em casos graves, estragar o aparelho. Se você souber esses valores, selecione as opções 11 e 4, respectivamente, e digite-as, é o melhor. Se não souber, veja na lista a descrição que mais se aproxima da resolução que o seu monitor suporta e a esolha.

A seguir, selecione o modelo da sua placa de vídeo. Se não estiver na lista, pressiuone enter até que apareça. Se mesmo assim não estiver, escolha vesa e vamos arrumar isso mais tarde.

Quando ele terminar, pressione y e seu /etc/xorg.conf estará configurado!

Quer testar? Digite startx e reze para que tudo tenha dado certo. Se você vir o KDE ou outro gerenciador de janelas que você tenha instalado, você está com sorte! Senão, repita esse processo. Agora, saia do seu ambiente e volte ao modo texto.

Se você for como eu, vai desejar que o modo gráfico se inicie automaticamente com o sistema. Para isso, digite no terminal

# nano /etc/inittab

ou, se você for masoquista:

# vi /etc/inittab

Neste arquivo, procure a linha

id:3:initdefault

E modifique seu conteúdo para:

 id:4:initdefault

Salve o arquivo e volte para o modo texto (no Nano você faz isso pressionando Ctrl + X e respondendo Y) e, da próxima vez que você iniciar o sistema, ele vai subir o X automaticamente.

Vamos deixar o sistema em Português? Vamos! Isso vai traduzir os aplicativos do modo texto e os programas em GTK, incluindo o XFCE. Abra no seu editor o arquivo /etc/profile e adicione em seu final

export LC_ALL=pt_BR export LC_LANGUAGE=pt_BR

Agora, falta configurar o som. Digite no terminal:

# alsaconf

Este é um assistente gráfico que vai, sozinho, encontrar e configurar sua placa de som. Após ter rodado o alsaconf, configure o volume através do…

# alsamixer

Modifique os valores com as setas e pressione ESC para sair do alsamixer. Após, guarde tudo com um

# alsactl store

Pronto, som configurado.

Agora, vamos criar um usuário comum para acessar o sistema (não é seguro fazer isso como root), digitando

# adduser nome-do-usuario

Por exemplo:

# adduser andre

E responda às questões. Após isso, digite reboot e, da próxima vez que iniciar o Slack, ele vai iniciar o modo gráfico automaticamente, os aplicativos em GTK vão estar em Português e o som vai estar funcionando.

No próximo post, vamos aprender a configurar o CD-ROM e outros pormenores. Até lá!

Publicado em Slackware. 5 Comments »

5 Respostas to “Pós-Configuração do Slackware 12”

  1. bruno Says:

    oi..cara configurei o xorgconfig, mas em modo gráfico não está funcionando o meu mouse ps2, tenho instalado um slackware 12 de 64bits. o que eu faço???

  2. JC Says:

    MEU AMIGO TAMBÉM ESTOU COM ESTE PROBLEMA, VOU REINSTALAR O SLACKWARE.

  3. Bruno Says:

    Cara vc salvou a minha vida…o slackware já tirou muito sangue de mim..tentando configura-lo na raça sem os conhecimentos necessarios !!
    Thks a lot !!

  4. Lupankz Says:

    Cara eu sou novo em Linux,Quero agradecer segui passo a passo suas explicaçoes e deu tudo certo!! Valeu!!

  5. Luiz Carlos Says:

    Amigo, eu não sei nada de Linux porém já instalei o slackware 12.2 com um passo-a-passo que consegui pela net, agora tenho um problema: tenho um servidor com duas placas de rede encore 10/100/1000 e não sei instalar os drivers delas. Alguem pode me ajudar?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: