Como instalar o Slackware 12

UPDATE! Devido a pedidos, você pode fazer download do vídeo no link http://www.driveway.com/ikoye37059 . Ele está compactado no formato .gz e o arquivo está no formato AVI. Sinta-se livre para distribuí-lo, convertê-lo e publicá-lo onde achar necessário.

Nesta videoaula, eu ensino a como instalar o Slackware 12.

Observação: eu cometi um pequeno equívoco na hora da configuração da rede: se … all » você usa um modem discado, conexão a rádio ou não tem uma rede, você pode continuar com a configuração normalmente, como é mostrado a seguir 🙂

Publicado em Slackware. 92 Comments »

92 Respostas to “Como instalar o Slackware 12”

  1. Erinaldo Says:

    E ai professor bão passado passei por aqui blz.

  2. Ajuda com o Slax - Under-Linux.org Fruns Says:

    […] video tutorial pata lhe ajudar: Como instalar o Slackware 12 Tuxtoriais […]

  3. Jr™ vyrtualyt Says:

    Obrigado pelo tuto André Ferreira, estava com um pouco de dificuldade em instalar o sistema slack mais agora jah ta tudo nos conformes,,,
    vow testar essa distri e sei que surgirão várias dúvidas, conto com sua ajuda!

    Mais uma vez, meus parabéns pelo exelente tutorial!
    Thx!

  4. filesxpa Says:

    Maldita Inclusão digital !

  5. Flavio Says:

    André, desculpe a ignorancia em relação a linux, mas é que eu estou realmente começando do zero a aprender.
    Bom, minha pergunta é, eu inicializo do dvd a instalação do slackware 12, porém, logo quando eu entro no cfdisk, ele me mostra uma mensagem como a seguir:
    “Opened disk read-only – you have no permission to write”, o que me diz que ele está ‘montando’ a partição do dvd, e não do meu HD, certo ?
    Como eu faço para usar o cfdisk no meu HD ?
    Grato.

    E parabens pelo tutorial, realmente, muito bem feito e explicado.

  6. Flavio Says:

    André, acabei de achar a resposta.
    No meu caso é que eu estou tentando instalar em um notebook HP Pavillion DV6000 que comprei na california, bom, meu notebook usa um HD sata, e para o cfdisk funcionar corretamente, deveria seguir a seguinte linha:

    cfdisk /dev/sda

    Para então ele listar todas as minhas partições, e assim, continuar com a instalação normalmente, como segue seu tutorial.

    Só postando a resposta aqui, porque talvez mais gente possa ter a mesma duvida.
    Anyway, Grato pela atenção.
    Abrc

  7. tuxtoriais Says:

    Era exatamente isso que eu ia dizer…

  8. AH2009 Says:

    Eu tenho um notebook armada 1750 (333 Mhz 192 Mb 4GB HD) da época da vovó, to usando o ubuntu intrepid nele, bem modificado, mas mesmo assin tá muito lento, acho que o kernel ta muito gordo, mesmo usando o lxde SEM HAL, sem várias frescuras, o navegador (firefox, swiftweasel etc) fica uma tartaruga(não só pra abrir). Será que vale apena eu tentar o slackware? É pelo menos igual ao kurumin (não ria …) 7 em desempenho ? Dá pra instalar sem problemas o gnome ou xfce nele (isto é, se valer apena, porque se o KDE ficar bem rápido não vou ver motivo pra trocar). André, muitas pessoas já perguntaram até agora e você não respondeu … Como faz pra iniciar o X quando se log como root? Se digitarmos “startx” ele já vai direto pro KDE ou inicia uma sessão X vazia ou, ainda, dará algum tipo de erro (mesmo se escolhermos instalar o X) ? Se editarmos o nosso .profile pra “startx” e nosso .xinitrc pra “startkde” já seria o suficiente então? Ou tem que rodar algum comando pra instalar definitivamente o KDE? Responda-nos por favor, estamos curiosos pra saber (pra saber se não vamos morrer de dor de cabeça pra ver o modo gráfico). PS: O Clodovil deve usar windows XP (bem rosa) e nem chega perto de linux, seus imbecis …. Parabéns pelo tutorial, não ligue pra esses trouxas, se eles falam, tanto de clodovil é porque devem realmente amá-lo. Me avise (batata12345batata@gmail.com) quando tiver algum tutorial novo do slackware, tudo bem? Meus (mais uma vez) parabéns pelo vídeo, ficou ótimo….

    http://xingueaqui.freehostia.com

  9. tuxtoriais Says:

    Como assim não respondi?

    A resposta está aqui: https://tuxtoriais.wordpress.com/2007/11/21/pos-configuracao-do-slackware-12/

    Mas para aqueles que querem iniciar o X.org automaticamente e não querem ler:

    #nano /etc/inittab
    Procure a linha
    id:3:initdefault
    E substitua por
    id:3:initdefault

  10. AH2009 Says:

    opa … que vergonha. Foi falha minha mesmo. Mas tem uma coisa que não entendi (li umas 10 vezes até pra ver se não foi erro meu):
    #nano /etc/inittab
    Procure a linha
    id:3:initdefault
    E substitua por
    id:3:initdefault”

    Como assim substituir id:3:initdefault por ele mesmo? fio algum erro de digitação ou eu que não entendi direito? De qualquer forma, parabéns pelo seu serviço, e desculpe pela minha ignorância.

  11. tuxtoriais Says:

    Opa! Falha grotesca minha! Eu que peço desculpas 😀

    Você deve substituir o 3 pelo 4. A linha deve ficar assim:

    id:4:initdefault

    Malz aí.

  12. Eu de novo Says:

    Ok, só estou esperando eu ter um DVD agora pra gravar o slackware. A propósito, eu tentei instalar o slamd64(versao inglesa 64 bits do slack) no meu Desktop e ele veio sem o driver pra placa ethernet(isso no livecd). Será que não terei mais problemas ainda com o driver (parcialmente proprietário(firmiware)) da minha placa pcmcia wireless(chipset broadcom b43)?
    Ou é algo normal no livecd mesmo? depois que instalar funciona normalmente? no ubuntu tive que usr o tal do fwcuter pra ela funcionar, já no kurumin, incrivelmente ja bootou funcionando(foi até confundida como placa ethernet), foi algo bem genérico mesmo. Então, voce saberia me dizer se terei muitas dificuldades com minha placa wireless no slack? Muito obrigado mais uma vez.

  13. vyrtualyt Says:

    gostaria que me enviasse o video para o meu email se possivel… muito obrigado desde já!

  14. Ejol Says:

    Olá

    não consegui baixar esse video….!!!

    ajuda

    por favor

  15. Felipe Says:

    Nao estou conseguindo baixar o vídeo… tem como reupar amigo?
    abraços

  16. gabriela Says:

    po! a voz do kra eh igual do clovodil!!! hauaiauaho

  17. wilson alves Says:

    do mesmo jeito do “carlinho” que falou la encima tive esse problema com o LILO e quando inicio o sistema dis que deu erro 17 no GRub… ??? alguem pode me ajudar? não consigo entrar no sistema. obrigado pela atenção

  18. talles Says:

    Olá, parabéns pelo tutorial, ficou muito bom.
    O Slackware acaba de ganhar um novo usuário!
    abraços…

  19. pipino Says:

    parabens pelo video vei
    muito boa a iniciativa e o video em si
    atualmente estou usando o debian, mas ja usei varias menos o slack
    justamente pelo fator desconhecimento e consequentemente surge anseio pois todo mundo diz que é osso
    mas depois desse video pretendo instala-lo
    abraços a todos

  20. Marcel Says:

    eh so pra mim q ta dando erro mesmo?

    não consigo baixar a video-aula

    abs

  21. marcel Says:

    Amigo,
    Parabéns… sem palavras o video…
    Tomei coragem devido a ele…
    mas tenho um problema..
    utilizo hd sata
    no cfdisk eu informo o dev/sda1
    e a instalação flui na moral…

    mas qndo inicia q vem o problema
    chego ate o LILO..
    dps dele aparece um erro
    root=/dev/hda1
    isos ker dizer… ele está procurando como se fosse em HD ide, certo?

    como faço para alterar o lilo para procurar em sda1?

    Agradeço todas as respostas desde ja

    abs

    MARCEL ATHAYDE

  22. marcel Says:

    Amigos,
    essa é a msg q está sendo exibida.

    attempt to remount root device as read-write failed! this is going to cause serious problems.

    if you,re using the UMSDOS filesystem, you **MUST** mount the root partition read-write!
    you can make sure the root filesystem is getting mounted read-write with the ‘rw’ flag to loadlin:

    loadlin vmlinuz root=/dev/hda1 rw (replace /dev/hda1 with your root device)

    normal bootdisks can be made to mount a system read-write with the rdev command:

    rdev -r /dev/fd0 0

    you can also get into your system by using a boot disk with a command like this on the LILO prompt line: (change the root partition name as needed)

    LILO: mount root=/dev/hda1 rw

    please press ENTER to continue, the reboot and use one of the above methods to get into your machine and start looking for the problem.

  23. marcel Says:

    amigos,
    resolvi o problema instalando o slack 12.2

    rs

    agradeço os e-mail

  24. Michel Says:

    ow amigao

    Dispobiniliza o download do video ae….

    ta dizendo que vc tirou….

    Abraços

  25. Michel Says:

    esquece ‘¬¬

    Ja consegui….

  26. Davydson Says:

    olá.. gostei bastante ai da sua video aula.. fiz a minha instalação perfeitamente, mas depois de tudo instalado na hora de entrar no slackware ele pede um login e uma senha.. ja digitei tudo que eu cadastrei na hora da instalação e nao consigo entrar no sistema. o que será que é hein??

  27. tuxtoriais Says:

    Davidson, o nome do usuário é root e a senha é a que você criou durante a instalação.

  28. Davydson Says:

    estranho.. o meu ta dando doidera aqui.. reinstalei ae consegui resolver esta coisa da senha.. só que agora ele reconhece a senha como senha correta, mas nao entra no ambiente gráfico. e nao instalei so o modo texto nao instalei tudo.

  29. André Says:

    OK, é isso mesmo que deveria acontecer. Agora digite xorgsetup para configurar o X e, depois, startx para iniciar a interface gráfica.

  30. Alysson Says:

    Boa noite.
    André o download não esta mais disponivel.
    ótima aula!!!
    Parabéns!!

  31. que cara estúpido Says:

    toin Disse, tu es um estúpido!

  32. jacquesbelmont Says:

    Vlw cara, já tinha instalado o Slackware uma vez mas tinha esquecido algumas coisas, o video me fez lembrar.
    Aconselho ao pessoal que esteja iniciando com o Linux(Slackware) que instalem em uma maquina virtual para aprender e se familiarizar.

    É isso ae.. =)

  33. Alysson Says:

    Amigo o link p/ download do video esta quebrado, tem como vc verificar?
    Obrigado!

  34. humberto Says:

    como instalar o slackare,apartir do pendraivi

  35. Ramom Says:

    Alguem ai tem esse video ??

    o link ta quebrado e queria muito baixar ele.

  36. Claudio Says:

    Amigo o link para baixar a video aula ao funciona mais, podes consertar pra nós?
    Obrigado

  37. Vinicius Says:

    Parabéns pelo artigo! ótimo, configurei perfeitamente, abraços!

  38. Roger Says:

    Muito bom…!!

    Além de ser engraçado o conteúdo é muito explicativo..

    Parabéns.

  39. Marcelo Says:

    Cara muito bacana essa video aula!
    Consegui instalar tranquilamente a minha maquina virtual, Rodando meu Slackware.

    Valeu cara um abraço.

  40. Carlos Says:

    Cara!!!Valeu,Valeu,Valeuuuuuu!Cara e coragem, sem medo de se expor e de comentários idiotas.São pessoas como você que o Linux precisa.Continue assim.

  41. dinho Says:

    UAUHAUHAUHAUHA Q LIXO


Deixe um comentário

